OMG

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Opa! Beleza?

É isso aí galera, WTFail também é História!

Alguém sabe que dia é hoje? Sim, eu sei, 06/06/2008, ok!
Mas alguém lembra algo que aconteceu nesse dia!?
Não?
Pois é Senhores!
Hoje completa 64 anos da Invasão da Normandia, Operação Netuno ou Overlord, como queiram, na praia de Omaha e adjacentes, na França.

"A praia ao sul da baía do Sena fora dividida em cinco setores. De oeste para leste, receberam os nomes de Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. A captura de Utah e Omaha ficara sob a responsabilidade do I Exército dos Estados Unidos, comandado pelo General Omar Bradley. O VII Corpo dos Estados Unidos, sob o comando do General Collins, deveria tomar Utah, enquanto o V Corpo, sob o comando do General Gerow, deveria tomar a praia de Omaha. Os ingleses e canadenses, unidos no II Exército britânico, deveriam tomar Gold, Juno e Sword. O General Dempsey, comandante do II Exército, designara o XXX Corpo britânico, sob o comando do General Bucknall, para ocupar a praia de Gold. O I Corpo britânico, sob o comando do General Crockner, deveria ocupar as praias de Juno e Sword." (Fonte: Grandes Guerras)



Mapa da região do desembarque, mostrando as praias da Operação.

Esse foi um marco interessante no desenrolar da Segunda Guerra, um total de homens e máquinas que saem fora da realidade para nós, uma operação anfíbia descomunal e uma enorme demonstração de força bélica.

Na noite anterior ao desembarque, pára-quedistas saltaram na região e começaram o assalto, pela manhã, logo cedo, o desembarque das tropas nas praias, o maciço bombardeio dos canhões dos navios atracados nas proximidades, uma chuva de bombas dos aviões que ali passavam, ao todo 155 mil homens, desembarcaram nesse dia e nos dias seguintes ao desembarque.

Houveram vários combates até que as Forças Aliadas se estabelecessem na região e iniciassem (tempos depois) uma outra Operação, a Market-Garden.

Não vou me aprofundar na história do Dia D, pois o objetivo é apenas aguçar a curiosidade de cada um.
Não simpatizo com os ideais Nazistas e muito menos com os ideais dos Aliados, mas admiro suas particularidades.

Confira abaixo algumas imagens que podem ter sido feitas no Dia D, nos dias D+1 ou seguintes.


Imagem feita através da cabina da Barcaça de Desembarque.


Não havia momento mais aterrorizante para um soldado, do que esse.


Imagem da praia de Omaha.

Um abraço!

Caio (Captain)

Dúvidas? Clique Aqui
Comentários? Clique
Aqui